domingo, 15 de setembro de 2013

Enfoque NT: "Aqui Agora" voltará ao ar no SBT; relembre sua história


Por Thiago Forato
Neila Medeiros assumirá o novo "Aqui Agora" - Fotos: Divulgação/SBT
PUBLICIDADE

grade do SBT mais uma vez “voou”. Agora, Silvio Santos decidiu acabar com a recente reprise de “Carrossel”, que vinha marcando entre 4 e 7 pontos no Ibope.

Ontem, a novela infantiu marcou 5 e o SBT soltou um comunicado dizendo que ela não correspondeu às expectativas da direção artística e o “Aqui Agora” estaria de volta a partir do dia 23, com a Neila Medeiros.

Alguém já viu em alguma parte do mundo uma emissora soltar uma nota dessas no ar? Dizendo que determinado produto não correspondeu? Ninguém em sã consciência foi a favor da reprise tão imediata da novela. Porém, o resultado foi até satisfatório, e ainda assim, vão sacar sua exibição pra entrada de um jornalístico que foi um fiasco em um passado recente.


Ivo Morganti e Christina Rocha foram uns dos apresentadores da primeira versão do programa policial

O “Aqui Agora” estreou em 20 de maio de 1991, revolucionando o formato de jornalismo na televisão. É o pai de outros do gênero como seus futuros concorrentes, o “Cidade Alerta” e o “Brasil Urgente”. Inovou bastante, como quando apostou, na ocasião, no uso do gerador de caracteres ao colocar na tela manchetes escandalosas, juntamente com as imagens.

Na última versão, em 2008, Luiz Bacci, Joyce Ribeiro, Christina Rocha e Herbert de Souza eram os apresentadores. O programa durou pouco mais de um mês, neste mesmo horário, porque não atingiu a meta de 8 pontos estipulada por Silvio Santos na época.
E alguém acha que vai dar audiência agora? Datena e Marcelo Rezende têm seu público fiel, e o SBT vai tentar entrar pra dividir o mesmo filão, sob qual vantagem dos demais? O “Aqui Agora” versão 2013 terá que ser muito, mas muito bom mesmo pra tentar gerar curiosidade do público e sonhar em desbancar os outros concorrentes.


Luiz Bacci, Joyce Ribeiro, Herbert de Souza e Christina Rocha (de volta)
foram os âncoras do "Aqui Agora" em 2008

Em 1993, a audiência do “Aqui Agora” era tão boa que ganhou duas edições a partir daquele ano, em junho. A primeira ia ao ar das 18h30 às 19h e a outra das 19h45 às 21h. Nesse hiato, das 19h às 19h45, era exibido o “TJ Brasil”, com Bóris Casoy.

Em 1991, em uma viagem à Argentina, Silvio Santos achou interessante um programa da TV local, o “Diário Nueve” e resolveu copiar para seu canal. Boni, o todo poderoso da Globo na época, disse que programas desse tipo não emplacariam no Brasil. Ele errou.

O “Aqui Agora” saiu do ar em 1997, voltando apenas onze anos depois, em 2008. A partir do dia 23, o SBT estreia sua nova versão, com Neila Medeiros, a partir das 18h30.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
SOU RADIALISTA NAS RADIOS : JANDAIA AM E FM , RADIO VALE VERDE FM DE ASSIS CHATAUBRIANT E REDE MASSA FM .