quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maringá e região


Divulgação/PMMDivulgação/PMM
O Parque do Ingá recebe aproximadamente 12 mil visitantes por mês, segundo a Prefeitura

Parque do Ingá comemora 42 anos nesta quinta-feira

Um dos principais pontos turísticos de Maringá terá atividades especiais na sexta e no sábado para celebrar a data

atualizado em 10/10/2013 11:27Gesli Franco
O Parque do Ingá comemora 42 anos nesta quinta-feira (10). O local é considerado um dos principais pontos turísticos de Maringá e atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e até do mundo. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cerca de 12 mil pessoas passam por lá a cada mêsr
Nesta quinta-feira (10) não haverá programação especial, mas na sexta-feira (11) será rezado um terço na gruta que fica no interior do parque. A celebração será feita pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Batistti a partir das 17 horas.
A comemoração também se estenderá pelo sábado (12). A partir das 13h30, a Prefeitura realizará atividades para os visitantes. Serão oferecidas oficinas de pintura, feira de animais peçonhentos, circuito de música e brincadeiras lúdicas. A entrada é de graça.
Conhecendo o parque
A unidade de conservação florestal tem 47,3 hectares. Foi inaugurada em 22 de setembro de 1975, recebendo a declaração de área de preservação permanente como Parque Municipal em 1991.
O reduto verde da cidade, porém, ainda passa por readequações. O parque ficou fechado durante dois anos, de 2009 a 2011, depois da suspeita de que macacos estivessem contaminados com febre amarela.
Mesmo com a constatação, três meses depois do fechamento, de que não havia perigo para a saúde humana, o local permaneceu fechado para visitações. O momento foi aproveitado pela Prefeitura para realizar algumas obras no interior do parque.
Uma loja de souvenir foi construída, mas não está em funcionamento. Além dela, a lanchonete, a pista de aventura, a tirolesa aguardam licitação por parte da Prefeitura para serem liberadas ao público. "Estamos à espera de alguma empresa interessada em assumir os serviços dentro do parque, até agora não temos candidatos", explicou o secretário de Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim.
Durante o mesmo período, os animais silvestres foram retirados do zoológico. Os animais livres, como quatis, cutias, lagartos, aves e saguis, permaneceram.
Atualmente, nove estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) acompanham grupos de alunos, vindos de vários municípios da região, para um passeio no parque.
Diariamente, segundo a direção do parque, cerca de 600 crianças, entre os períodos da manhã e da tarde, são acompanhados pelos estudantes, que falam sobre a fauna e a flora. O agendamento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelo telefone (44) 3001-1889.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
SOU RADIALISTA NAS RADIOS : JANDAIA AM E FM , RADIO VALE VERDE FM DE ASSIS CHATAUBRIANT E REDE MASSA FM .